Conhecer os componentes dos cosméticos pode evitar danos à saúde

Sejam tradicionais ou orgânicos, os cosméticos para nossa pele devem ser escolhidos com atenção. Compreender melhor a formulação dos produtos é uma garantia contra efeitos indesejáveis.

— É importante lembrar a extensão que é coberta em nosso corpo por pele. Qualquer dano de maior gravidade causado a esse órgão pode afetar nosso organismo como um todo. A escolha de um cosmético deve levar isso em conta — ensina Consuelo Fernandez Pereira, representante no Brasil da certificadora francesa Ecocert.

Segundo o farmacêutico e pesquisador em cosmetologia Maurício Pupo, alguns componentes, quando em contato com a pele, podem causar irritações e alergias cutâneas, ou mesmo doenças graves.

— Infelizmente, muitos desses componentes estão disfarçados nos produtos que usamos por aromas e corantes que os tornam mais agradáveis — explica.

Cosméticos com ureia, parabenos e formol e aqueles à base de derivados de petróleo são os mais perigosos.

Ureia – É um dos hidratantes mais usados. O que muitos desconhecem é o fato de ela ser proibida para gestantes. A ureia penetra profundamente na pele, podendo inclusive atravessar a placenta e entrar em contato com o feto em formação. Segundo regras da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), produtos com dosagens superiores a 3% da composição devem ter no rótulo a observação: “Não utilizar durante a gravidez”. A Anvisa ainda proíbe a fabricação de cosméticos com mais de 10% de ureia.

Parabenos – Os conservantes parabenos se comportam como se fossem o estrogênio, hormônio produzido pelo organismo feminino. Estudos recentes levantaram a hipótese de que o uso do conservante na região das axilas pode estar associado ao aumento da incidência de câncer de mama. Podem ser identificados com diversas nomenclaturas: parabens, Methylparaben, ethylparaben, propylparaben e butylparaben.

Conservantes que liberam formol – Além da conhecida toxicidade do formol, estudo realizado na Universidade de Debrecen (Hungria) revelou que o produto pode contribuir para o aparecimento de câncer induzido pela radiação ultravioleta do sol. O consumidor pode se proteger observando cuidadosamente os rótulos das embalagens, procurando pelas seguintes substâncias: quatérnium-15, diazolidinil hora, imidazolidinil ureia e DMDM hidantoína.

Propilenoglicol – Componente usado em ampla variedade de cosméticos como diluente. Seu uso prolongado pode causar alergias e irritações. Em 2005, estudo realizado com mais de 45 mil pacientes na Alemanha confirmou o potencial sensibilizante do propilenoglicol. Para saber se ele consta na composição, verifique a palavra propylene glycol no rótulo traseiro da embalagem.

Óleo mineral e derivados do petróleo – Estão presentes na maioria dos produtos cosméticos devido a suas propriedades emolientes para a pele. Entretanto, estudos recentes, realizados nos EUA e no Japão, associam o uso desses componentes ao aumento da mortalidade por diversos tipos de câncer, como de pulmão, esôfago e estômago, além de leucemia. Isso se deve à presença de um composto chamado 1,4-dioxano. Para identificar a presença desses componentes, basta procurar no rótulo traseiro as palavras paraffin oil e mineral oil.

Corantes e essências artificiais – A Comissão Europeia de Empresas e Indústrias Farmacêuticas afirma que os corantes e as essências podem causar irritações cutâneas. Pessoas com pré-disposição a alergias devem dar preferência a produtos sem corantes e com baixo teor de essências, ou com componentes naturais e orgânicos.

Anúncios

Um comentário sobre “Conhecer os componentes dos cosméticos pode evitar danos à saúde

  1. Pingback: Tweets that mention Conhecer os componentes dos cosméticos pode evitar danos à saúde | As Donna's -- Topsy.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s